Os cibercrimes estão de fato aumentando a cada dia na rede. No último domingo (17) o site da fabricante de antivírus Kaspersky foi invadido por hackers, que aproveitaram uma vulnerabilidade de um aplicativo externo utilizado para processos administrativos do site.

Com isto os usuários que tentavam baixar as versões de teste dos produtos da empresa pelo site, eram redirecionados a uma página com conteúdo malicioso.

O site simulava uma janela do navegador Internet Explorer para Windows XP e uma janela “pop up” que fingia verificar o computador do usuário e propunha a instalação de uma versão falsa do antivírus. O domínio para o site malicioso ficou ativo durante um período de 3 horas e meia.

Essa é a segunda vez que tal ataque mira o site da Kaspersky. O primeiro aconteceu em 2009 e em fóruns na web, alguns usuários reclamaram da tentativa de oferecer o download de um programa chamado security tools.

Em comunicado, a Kaspersky informou que o servidor já está seguro e funcionando normalmente. Também alegaram que a investigação do incidente chegou a detectar algumas das origens do ataque, mas a empresa não revelou detalhes. A kaspersky também confirmou que nenhuma informação pessoal dos usuários armazenadas no servidor foi comprometida neste ataque.