Quantas baterias caberiam neste saleiro?

Departamento de Defesa dos Estados Unidos investe para criar as menores baterias do mundo.

O projeto da Universidade da Califórnia – Los Angeles financiado pela Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (Darpa) visa criar dispositivos com, no máximo, o tamanho de um grão de sal.

Eles poderiam ser usados para abastecer componentes eletrônicos e mecânicos de aparelhos em escala nanométrica sem, claro, perder a capacidade das atuais baterias de lítio-ion, presentes em quase todos os nossos gadgets modernos, como laptops, celulares, MP3 players, etc.

Jane Chang, engenheira da UCLA, está projetando um dos componentes dessa bateria: o eletrólito, que permite à carga fluir entre os eletrodos.

A chave está na arquitetura da estrutura das baterias. Para que algo tão pequeno possa ser tão eficiente quanto os dispositivos maiores, é preciso maximizar a densidade de energia potencial. Para isso, os pesquisadores pegaram nanofios e depositaram sobre eles camadas de aluminossilicato de lítio – os eletrólitos. O processo utilizado permite que camadas do material de apenas um átomo de espessura sejam aplicadas com spray na superfície dos nanofios. Dessa forma, eles acabaram criando estruturas tridimensionais.

Outros componentes dessas microbaterias 3D já estão sendo desenvolvidos (como os eletrodos),mas a pesquisa ainda está em estágio inicial: mesmo depois de prontas as partes, ainda será preciso integrá-las.

Os resultados obtidos até agora foram apresentados hoje durante o AVS 57th International Symposium & Exhibition, no Novo México, EUA.