Em blog, Google confirma estréia de navegador próprio em código aberto para 100 países.

Nesta terça-feira (02/09) o Google estreará um navegador projetado para lidar de forma mais veloz com programas online complexos, desafiando outros browsers originalmente criados para dar suporte a textos e gráficos.

Funcionários do gigante das buscas confirmaram a chegada do Google Chrome ao mercado, no post de um blog da empresa, após dar detalhes do novo software para um outro blog, chamado Blogoscoped.com.

Segundo a empresa, o produto representa um “revigoramento dos browsers” e uma versão de teste pública para usuários do Windows, da Microsoft, estará disponível a partir de hoje. Outras informações podem ser encontradas no endereço: http://tinyurl.com/gchrome/

O Google está trabalhando em versões para usuários do Macintosh, da Apple, e do Linux, afirma o post.

O Google Chrome foi estruturado com base em diferentes projetos open-source, incluindo o WebKit, da Apple, e o Firefox, navegador da Mozilla. Todo o código do novo browser será aberto para desenvolvedores.

“Nos demos conta de que a web evoluiu de um conjunto de textos para aplicativos interativos e mais complexos, por isso precisamos repensar completamente como seria um browser adequado”, disse o vice-presidente de gerenciamento de produto do Google, Sindar Pichai, e o diretor de engenharia, Linus Upson, no blog de ambos.