Colaboração: Martha Carrer Cruz Gabriel

Com o Google Custom Search Engines (CSEs), qualquer pessoa que possua uma conta no Google (ou Gmail) pode criar a sua própria meta search engine baseada no database do Google, mas focando em sites específicos.

Esse recurso permite, por exemplo, entre outras coisas, se criar um site de busca customizado com o logo e visual da sua empresa, fazendo as buscas apenas no site da empresa, usando o mecanismo de busca do Google por trás.

Para criar a sua CSE, acesse http://www.google.com/coop/cse/ e siga os seguintes passos:

  1. Clique em Create a Custom Search Engine 
  2. Preencha os campos com as informações sobre a sua Search Engine. Os campos mínimos necessários para a criação da search engine são: Search Engine Name, Description, One or More Keywords e At Least one URL to be Searched. 
  3. Ao preencher o formulário, você pode escolher entre duas versões de CSE: a Standard Edition e a Business Edition. A primeira (Standard) é gratuita, mas apresenta os anúncios do Google nas páginas de resultados. A versão Business é paga (inicia em U$ 100/ano) e não apresenta os anúncios nas páginas de resultados. 
  4. Após selecionar o campo de I have read and agree to the Terms of Service, a sua CSE está criada.

Depois de criar a sua CSE, você pode gerenciá-la acessando manage your existing search engines em http://www.google.com/coop/cse/. O painel de controle permite tanto a modificação dos dados de setup inicial quanto a manutenção de refinamentos, Look and Feel, etc.

Uma vez criada uma CSE, ela se torna disponível por default na base de dados do Google Co-op, e será encontrada pelas aranhas e crawlers dos buscadores rapidamente. Além disso, outras sugestões para promover a sua CSE são:

  • Envie a URL da sua CSE para amigos.
  • Coloque-a nos seus bookmarks do del.icio.us e qualquer outro espaço de compartilhamento que você tenha, como blogs, por exemplo.
  • Submeta-a para um diretório de CSEs (por exemplo: www.customsearchguide.com, www.customsearchengine.com, www.cselinks.com).
  • Cole o código em qualquer página web.

Martha Gabriel é autora do livro Marketing de Otimização de Buscas na Web (www.martha.com.br/mob), consultora e palestrante na área de SEO/SEM e Marketing Digital. Além de diretora de tecnologia da NMD New Media Developers, é também professora dos cursos de MBA da Universidade Anhembi Morumbi e SENAC, e pesquisadora na ECA/USP. Site pessoal www.martha.com.br