Pesquisa mostra que quase 90% dos vazamentos de dados em corporações poderiam ser prevenidos.
A pesquisa foi feita pela Verizon Business, cobrindo 500 investigações judiciais nos Estados Unidos durante quatro anos. Os dados mostram que 73% dos roubos de dados resultaram da ação de fontes externas, contra apenas 18% de ameaças criadas dentro da própria empresa. Entre os problemas de fora, 39% vieram de empresas parceiras.
O relatório conclui que 87% dos problemas poderiam ter sido evitados com medidas de segurança adequadas. O documento também ressalta a expansão dos ataques de origem internacional, com endereços IP de regiões como a Europa Oriental e a Rússia comumente associadas com a invasão de sistemas de pontos de venda.
No final, o documento apresenta uma série de conselhos às empresas. O primeiro deles é combinar políticas e procedimentos de segurança. Os números mostram que, em 59% das falhas, a empresa tinha políticas e procedimentos de segurança estabelecidos, mas nunca os colocara em prática.
Outro conselho propõe que a empresa controle melhores os seus dados. Em dois terços dos casos, a empresa nem sabia que os dados roubados estavam em seu sistema. O resumo do documento está no site da Verizon Business.