Trabalhadores de todo o mundo passam até um quinto de seu horário de trabalho desperdiçando tempo na internet.  

A prática é conhecida como “cyberslacking” (ou “cybervadiagem”), demonstram alguns estudos. Veja a seguir 10 formas populares de desperdiçar o tempo de trabalho entre os praticantes da modalidade.  

Mas vale um alerta: A sua empresa pode restringir o acesso a esses sites em breve.  

1. Redes sociais
O Facebook (http://www.facebook.com) é popular junto a estudantes e profissionais. O MySpace (http://www.myspace.com) usa mais recursos gráficos e vídeos. Empresas, bandas e celebridades muitas vezes usam o site para se promover. Já o Orkut (http://www.orkut.com) é muito acessado por quem quer criar comunidades ou acompanhar a amigos e conhecidos. 

2. Reclamar do trabalho
Um site que permite reclamações sobre os colegas de trabalho é o Annoying Coworker (http://www.annoyingcoworker.net). Caso a causa do seu desânimo sejam os clientes, experimente o Customers Suck (http://customerssuck.livejournal.com).

 3. Dou-lhe uma…
Compre ou faça lances para adquirir coisas que não é fácil encontrar em lojas. Procure por roupas antigas, discos raros ou até mesmo por aquela espada dos filmes Senhor dos Anéis no eBay (http://www.ebay.com).

 4. Seja jurado em concursos de beleza
Você pode dar notas a pessoas (http://www.hotornot.com), animais (http://www.ratemypuppy.com) ou quartos – até mesmo dormitórios universitários (http://ratemyspace.hgtv.com). Permita que cãezinhos (http://puppywar.com) e gatinhos (http://kittenwar.com) disputem qual deles é mais fofo.

5. Acompanhe as fofocas sobre celebridades
Isso pode ser superficial, mas decerto é divertido. Leia sobre as façanhas recentes das celebridades internacionais em The Superficial (http://www.thesuperficial.com) ou em Oh No They Didn’t (http://ohnotheydidnt.livejournal.com). 

6. Escreva um blog pessoal
Publique histórias, reclamações e fotos em seu diário online. Os serviços mais populares incluem o Blogger (http://www.blogger.com) e o Livejournal (http://www.livejournal.com). Também é possível mandar links para blogs de amigos e fazer comentários.

7. Descubra as histórias de pessoas anônimas
Leia sobre a vida de um garçom (http://www.waiterrant.net) e talvez você comece a dar gorjetas melhores. Também é possível ler sobre a vida de um barista (http://baristabrat.blogspot.com), um taxista em Nova York (http://newyorkhack.blogspot.com) ou um supervisor de estação de metrô em Londres (http://lifeonthetube.blogspot.com).

8. Trabalho sim, diversão não
Desligue o som do computador, se houver pessoas por perto, e jogue online no Yahoo! (http://games.yahoo.com) ou MSN (http://games.msn.com). No Brasil há vários serviços para isso, um deles é o Atrativa (http://www.atrativa.com.br)

9. Administre sua equipe esportiva
Os fãs do esporte podem dirigir seus times virtuais em uma liga de esportes online (http://fantasysports.yahoo.com). 

10. Quem, eu?! Vadiando? Nunca!
Mantenha em segredo suas atividades como cyberslacker. Se você usa o Windows, aperte a tecla Windows e a letra M para minimizar programas. Ou salte da página em que está jogando para a Don’s Boss Page (http://www.donsbosspage.com), que exibe uma falsa planilha para enganar seu chefe.