Irmãos Metralha: será que eles iriam para a cadeia por filar o Wi-Fi do vizinho?

As redes sem fio podem acabar parando no banco dos réus. Vários países andam discutindo leis para punir quem pega carona no Wi-Fi do vizinho. Estados Unidos e Inglaterra lideram as discussões.

Nos Estados Unidos, surgiu até uma proposta de três anos de prisão ou pagamento de fiança de mil dólares para o “crime”. Se a rede em questão tiver senha e for hackeada, a pena é maior: dez anos no xadrez ou 10 mil reais de fiança.

Mas a tendência, por enquanto, é que a lei não passe. O argumento para derrubá-la? As pessoas podem se conectar à rede do vizinho por engano, dizem os representantes do comitê que discute o assunto. Certo. Mas que atire o primeiro ponto de acesso quem nunca navegou por uma rede aberta numa hora de emergência.

Lembra das táticas de warchalking e wardriving, em que se marcavam nas ruas as redes abertas? Agora, ninguém precisa mais disso. É só ligar o notebook e procurar. Mas a essa altura só deixa a rede aberta (ou com senha default) quem quer. Será que é motivo mesmo pra cadeia? Em alguns casos, periga rolar uma prisão perpétua…

Débora Fortes – 26/03/2008