Nori

Nori são folhas finas e secas, feitas à partir da desidratação de algas comestíveis da espécie Porphyra (Algas Vermelhas). As folhas de nori são amplamente utilizadas em pratos da culinária japonesa, especialmente os enrolados como hossomakis e uramakis, sushis, oniguiri (bolinhos de arroz), como cobertura em obentôs, além dos temakis muito apreciados no Brasil.

O nori possui uma cor esverdeada ou avermelhada, o que depende da espécie de alga empregada na sua fabricação, e costuma ser utilizado inteiro, esfarelado ou cortado em pequenas tiras misturados ou polvilhados por cima da comida.

PRODUÇÃO DO NORI

Produção do Nori

Atualmente a produção do nori envolve uma técnica muito avançada de agricultura. Ela é feita em “fazendas” à beira do mar onde a alga Porphyra cresce presa à redes suspensas na superfície da água. As plantas crescem com muita rapidez demorando cerca de 45 dias até a primeira colheita. Uma única semeadura pode produzir diversas colheitas, a intervalos de 10 dias apenas.

A colheita é feita utilizando colhedores mecânicos de vários portes, e após a colheita passa por um processo que termina com a geração de uma folha fina, seca, de aproximadamente 18×20 cm e pesando 3 gramas.

A maioria das algas é produzida na China e no Japão, sendo que a China produz apenas um terço do total produzido pelo Japão. No Japão, a principal produção ocorre numa região chamada Baía de Ariake, na ilha de Kyushu. A produção dessa e de algumas outras algas é responsável por mais de 98% da produção marinha do Japão desde 1984. O cultivo da Porphyra emprega 16.800 trabalhadores e em 1998 produziu mais de 10 milhões de folhas de nori, o equivalente a quase 400 toneladas do produto fresco.

VALOR NUTRITIVO

Alga Porphyra

O valor nutritivo do nori é inestimável! A alga é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter duas vezes mais proteína do que algumas carnes. São também excelentes fonte de iodo, mineral muito importante no funcionamento da glândula tireóide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas.

Outras vantagens do nori é conter baixo nível de gordura e calorias (perfeito pra quem está fazendo regime) e alto teor de fibras, facilitando assim todo o processo digestivo. O consumo regular de algas pode ajudar a combater a anemia e contribuem para a saúde dos sistemas endócrino e nervoso resultando em cabelos fortes e saudáveis, pele suave e tolerância ao stress. As algas também possuem importante papel nas doenças cardiovasculares, pois são efetivas na redução do colesterol e ajudam na prevenção da arteriosclerose e da hipertensão, pois fortalecem as paredes arteriais.

Uma das razões pelas quais as algas são tão nutritivas é devido às condições de crescimento ideal dentro dos oceanos. Vivendo num ambiente marinho as algas têm livre acesso à abundância de nutrientes encontrados no mar. As correntes submarinas liberam nutrientes para as algas e carregam para longe os resíduos das plantas. Como resultado, as algas marinhas concentram mais minerais que são raramente encontrados nas plantas terrestres.

No Japão, há uma grande quantidade de algas que são cultivadas com métodos e processamento industriais inadequados, comprometendo assim a qualidade de seus nutrientes essenciais. Para que as algas possam manter altos valores nutricionais é necessário que sejam cultivadas em seu habitat natural e devem ser colhidas em oceanos profundos (livre de poluição) e processadas por métodos tradicionais. Por isso sempre certifique-se de que a alga que você comprar ou consumir em um restaurante, seja de boa proveniência.

CURIOSIDADES

1) No País de Gales, o nori é usado para fazer uma espécie de pão.
2) O Japão é o país que mais consome algas e lá elas são classificadas através de um padrão de qualidade, da mesma forma como é feito com carne e laticínios nos EUA.
3) A primeira referência à alga data do século VIII.
4) No começo, o termo nori era utilizado para vários tipos de algas.
5) Uma outra alga possui um nome similar: aonori (ou ao-nori) e é preparada a partir da planta Monostroma e Enteromorpha, sendo normalmente usada como tempero em refeições como o okonomiyaki e yakisoba.

retirado do site: http://sushikinews.wordpress.com/2011/08/02/conheca-mais-a-alga-nori/