Sim, ele mesmo. O garoto escandinavo que quebrou a segurança do DVD acaba de lançar uma rede social para compartilhar todo tipo de mídia.

Funciona assim: você baixa o double Twist, instala em seu desktop, se conecta com amigos e a partir daí pode compartilhar o que for, bastando arrastar os arquivos e inserir os endereços.

Como se trata do DVD Jon, a coisa tem um lance libertário: desta vez o slogan é “libere sua mídia”. Já na instalação há uma opção para “liberar” compras feitas pelo iTunes. O que não quer dizer nada para brasileiros, é claro, já que a Apple não quer saber de vender músicas ou vídeos para nós – só hardware.

Uma promessa do double Twist é sincronizar mídia entre o desktop e celulares e smartphones, e até com o PSP, da Sony.  Na lista dos aparelhinhos suportados estão a linha N da Nokia, os smartphones com Windows Mobile da HTC, os celulares Cybershot e Walkman da Sony-Ericsson.

O double Twist é de uma empresa que nasceu em Oslo, um ano atrás, fundada por um DVD Jon renascido como o empreendedor Jon Lech Johansen, e sua sócia Monique Farantos. Agora os negócios estão baseados nos Estados Unidos, em San Francisco.

No lançamento do Double Twist, a sócia tem falado mais que DVD Jon. Diz ela num release do lançamento:  “A paisagem digital se tornou uma torre de Babel, alienando e frustrando os consumidores. Nossa meta é prover uma solução simples e bem integrada que o consumidor médio possa usar para eliminar as dores de cabeça associadas com seu universo digital em expansão.”

Viu? Hoje em dia até os hackers mais rebeldes têm assessores de imprensa.  E investidores:  Index Ventures e Northzone Ventures.

 

O talento de DVD Jon  está escancarado no programa. O Double Twist é rápido à beça para compartilhar arquivos por e-mail, totalmente idiot proof. Com Vista e o webmail da Editora Abril, foi 10. Com o Yahoo! Mail, não deu certo.  Vou tentar de novo, com mais calma. Quem usa muito o iTunes e o Facebook fica com tudo à mão, com apenas um clique para compartilhamento.

 

 

Ainda há ajustes a fazer no Double Twist,  é claro, como acontece com qualquer beta. O programa não encontrou, por exemplo, dois HDs externos conectados após ter sido aberto. Reiniciando o micro, eles apareceram lá.

 

 A lista das maquininhas móveis suportadas para sincronização também vai aumentar, eu imagino. Tentei sincronizar arquivos com o Treo 680 e com o Moto Q  GSM, mas nada feito – embora backup de Palm feito no PC  fosse encontrado.

 

Enfim, o double Twist é um programinha que promete, e mais uma rede social que pode acontecer. Para baixar, é só dar um pulo no site. Por enquanto, é tudo grátis. No futuro, talvez não. No registro, já estão previstos outros níveis de conta, além do free. Afinal, até o DVD Jon precisa pagar o leitinho das crianças, certo?

 

Postado por – Sandra Carvalho – 19/02/2008 – 08:30