À esquerda, o resultado da busca pelo Gmail no aparelho da Claro. Nada aparece, diferentemente do aparelho da Vivo, à direita

Usuários do smartphone Samsung Galaxy S têm encontrado dificuldades para usar aplicativos do Google em seus smartphones quando eles operam com a rede da Claro.

De acordo com a própria operadora, os modelos Galaxy S, Galaxy 3 e Galaxy 5 saem das lojas sem apps populares como Gmail e Gtalk.O mesmo não ocorre, por exemplo, quando um consumidor compra os mesmos modelos em operadoras rivais, como a Vivo.

Até os manuais de instrução dos Galaxys vendidos no Brasil por Vivo e Claro têm informações diferentes, revelando restrições aos Apps do Google.

Na versão da Vivo, aparecem dados sobre “Google mail”. Já na versão Claro aparece apenas a palavra “e-mail”.“O que a Claro faz é pré-configurar os telefones vendidos em seus canais de venda para que estes tenham os próprios aplicativos da operadora ou de parceiros estratégicos”, informou a Claro, via assessoria de imprensa.

De acordo com a Claro, os consumidores que desejarem usar aplicativos que não saiam pré-instalados de fábrica podem baixá-los livremente no Android Market.Contudo, em teste realizado no INFOlab um Galaxy S vendido pela Claro não conseguiu baixar os apps do Gmail e Gtalk (ver imagens acima).

O mesmo problema é fartamente citado por clientes da Claro com Galaxy S em fóruns de discussão na web. Nesses fóruns, muitos usuários atribuem o bloqueio do Gmail ao fato da Claro manter acordos que dão preferência para outros fabricantes de software, notadamente o Yahoo!