A enciclopédia interativa Qwiki abriu ontem o acesso para o público geral. O site estava operando para usuários convidados desde outubro.

Site combina informações por meio de vídeos, fotos e narrativa; brasileiro Eduardo Saverin é um dos financiadores do projeto

A enciclopédia interativa Qwiki abriu ontem o acesso para o público geral. O site estava operando para usuários convidados desde outubro.

Diferente da Wikipedia, que exibe seus dados em forma de texto, o Qwiki apresenta informações combinando vídeo, som e narrativa. Parte de suas informações é importada do serviço criado por Jimmy Wales.

O objetivo do site, segundo comunicado, é “melhorar a forma como o mundo consome informação, transformando-a em uma experiência essencialmente humana”. O serviço entra no ar com cerca de 3 milhões de termos cadastrados, incluindo personalidades, lugares e itens.

A dinâmica interativa do serviço é interessante, por outro lado, as informações carecem de maior profundidade. O usuário também pode colaborar com a elaboração do conteúdo sugerindo novas fotos, vídeos e apontando palavras mal pronunciadas para a correção.

Na semana passada, o Qwiki chamou a atenção ao receber um aporte de 8 milhões de dólares de um grupo de investidores liderado pelo brasileiro e cofundador do Facebook, Eduardo Saverin. O Qwiki também foi o vencedor do último concurso TechCrunch Disrupt, promovido pelo blog especializado TechCrunch. Por enquanto, todo o conteúdo está disponível apenas em inglês.