Profissionais da categoria têm diminuição da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários

Os profissionais do setor de TI do estado de São Paulo começaram 2011 com diminuição da jornada de 44 para 40 horas semanais e sem redução de salários.

A convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação) e o sindicato patronal, estabelece que a partir do dia 1º de janeiro deste ano todas as empresas de TI – públicas e privadas – devem aplicar a redução de carga horária.

A categoria de Tecnologia da Informação, diz o SINDPD, é a única a conseguir colocar, em convenção coletiva, a redução de jornada de trabalho sem diminuição de salários.

A mudança de carga horária afeta um dos setores mais importantes da economia brasileira e melhora diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores de TI, que muitas vezes cumprem turnos de trabalho excessivos e desenvolvem doenças causadas pela atividade exercida no emprego, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), argumenta o Sindpd.

A entidade acredita que possa servir de exemplo a outros sindicatos e categorias na tentativa de obter o mesmo benefício a seus trabalhadores.