Se você tem um iPhone 3G e pensa em substituir seu queridinho Apple por um Android, que tal experimentar o sistema do Google em seu próprio aparelho?

Um tutorial simples do LifeHacker permite que em poucas e nada dolorosas etapas seu iPhone se transforme em um iDroid. Mas antes de você pular de alegria por ter encontrado o smartphone perfeito (hardware Apple com sistema Google), tenha em mente que muitas funcionalidades do Android estarão desativadas, como o Market e a câmera do iPhone.

Provavelmente o iDroid irá evoluir com o tempo (assim como acontece com as ROMs), mas já é possível fazer ligações normalmente, utilizar Wi-Fi e Bluetooth no seu iPhone com Android 2.2.

O primeiro passo é desbloquear seu iPhone. Escolha a opção de desbloqueio de sua preferência. Pode ser PwnageTool, Redsn0w ou Blackra1n. O passo seguinte é instalar o Bootlace pelo Cydia.

Para fazer isso, abra o Cydia, clique no botão Manage, selecione Sources, depois Edit e então clique em Add. O endereço que você precisa adicionar é repo.neonkoala.co.uk. Clique em Add Source e depois em seu novo repositório para adicionar o Bootlace.

Depois de instalado, deixe o Cydia e abra o Bootlace. Se ele não aparecer em seus menus, reinicie o iPhone e ele estará lá. Permita que o Bootlace baixe um patch para atualizar o Kernel. Depois de atualizado, clique em Reboot e espere o aparelho reiniciar.

Abra o Bootlace, clique no botão OpeniBoot, depois em Install e deixe ele ser baixado e instalado. Depois de instalar o OpeniBoot clique no botão iDroid, depois em Install. O iDroid é uma versão do Android 2.2 adaptada ao iPhone. Ela será baixada e instalada. Mantenha o smartphone conectado à energia e tenha paciência, pois esse processo pode demorar.

Isso feito, reinicie seu iPhone e se divirta. Quando seu aparelho for reiniciado, você verá uma tela inicial de Boot, na qual poderá escolher entre o iOS e o iDroid. Utilize as teclas de volume para escolher sua opção e clique no botão principal para escolher.

No iDroid o botão principal corresponde ao menu, sendo que o voltar ficou posicionado no botão que trava, liga e desliga o iPhone. O contrário facilitaria muito a vida dos usuários, já que o uso do voltar é mais constante. Para acessar as opções para desligar o telefone ou entrar em modo avião, basta pressionar os dois botões simultaneamente.