A Interval Licensing, empresa do cofundador da Microsoft Paul Allen, abriu hoje processo contra 11 empresas de TI alegando que violaram quatro patentes registradas em nome da companhia.

Estão citadas como rés no processo as empresas AOL, Apple, eBay, Facebook, Google, Netflix, Office Depot, OfficeMax, Staples, Yahoo! e YouTube, que é uma subsidiária do Google.

Empresa do executivo cofundador da Microsoft acusa ao todo 11 empresas por violação de patentes

As patentes dizem respeito à invenção de um navegador “com uma aplicação particular para navegar por informação representada por dados audiovisuais” e a sistemas de busca e e-commerce.

No processo, a Interval anexa inclusive uma tela do Google de 1998 que mostra o nome da empresa entre os colaboradores na seção de créditos.

Ao site TechCrunch, um porta-voz do Facebook rebateu as acusações de forma breve: “Acreditamos que esta ação é completamente sem mérito e iremos combatê-la vigorosamente”, disse. O Google, por sua vez, criticou a atitude de Allen de “competir nos tribunais ao invés de no mercado”.

“Este processo contra algumas das mais inovadoras empresas americanas reflete uma tendência infeliz de pessoas que tentam concorrer nos tribunais ao invés de no mercado. Inovação – não processo – é uma das maneiras de trazer ao mercado os tipos de produtos e serviços que beneficiam milhões de pessoas ao redor do mundo”.