Pesquisadores do Media Labs do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram uma tecnologia que permite às carteiras controlar os gastos dos donos, impossibilitando o acesso a dinheiro e cartões.
As carteiras são chamadas de Proverbial Wallets e foram desenvolvidas em 3 modelos diferentes, embora ainda sejam protótipos. Todos possuem um computador interno que se comunica com o smartphone do usuário via Bluetooth, acessando constantemente as condições de saldo da conta.
O modelo Peacock (Pavão, em inglês) aumenta ou diminui seu tamanho conforme o saldo da conta bancária. Ou seja, pouco dinheiro na conta e a carteira fica literalmente vazia.
Já o modelo Mother Bear (Mamãe Urso, em inglês) possui uma dobradiça que dificulta a abertura caso seja constatado que o usuário possua pouco dinheiro na conta. Se estiver sem saldo, a carteira nem abre.
E o terceiro modelo é chamado de Bumblebee (Zangão, em inglês). Este vibra a cada transação bancária. Portanto a cada compra online, pagamento ou uma simples gastança, a carteira intensifica a vibração.
O engenheiro responsável pela criação dos protótipos, John Kestner, também divulgou um vídeo mostrando como funcionam os produtos.
Por: Monica Campi (Info)