O Windows 1.0, que tinha uma fraca interface gráfica e rodava sobre o MS-DOS, foi pouco utilizado em seu lançamento há 25 anos. Mas foi o início do mais bem sucedido sistema operacional para computadores pessoais de todos os tempos.

O sistema começou a ser vendido em 20 de novembro de 1985, dois anos depois de Bill Gates ter feito um primeiro anúncio sobre o produto. Atualmente o Windows está presente em mais de 90% dos computadores pessoais de todo o mundo.

Para sair da mesmice das comemorações do aniversário do sistema, separamos algumas curiosidades e easter eggs (segredos escondidos) sobre esses 25 anos de história do Windows e descobrimos que a Microsoft também pode ser divertida:

  • Bill Gates queria chamar o sistema de Interface Manager;
  • Um kit para de divulgação para o Windows 1.0 incluía uma flanela e um spray de limpeza, e foi enviado dois anos antes do lançamento oficial;
  • Os requisitos básicos para a primeira versão do Windows eram 256 Kb de RAM, DOS 2.0 e dois drives de disquete;
  • O Windows 1.0 usava um gerenciador de arquivos chamado MS-DOS Executive. Ainda existe uma versão do programa para download e uso no XP;
  • O Excel e o Word foram lançados primeiro para Mac, em 1985, e só em 1987, para o PC;
  • O Windows era colorido desde sua primeira edição, época em que Macs eram monocromáticos;

Star Wars em DOS

Abra o “prompt de comando” e digite telnet towel.blinkenlights.nl.
(Se você usa um firewall pode ser necessário aceitar conexões da internet).

Criando símbolos

Se você esta procurando um símbolo em uma fonte para usar no Word e não acha, você pode desenhá-la. Vá em iniciar em seguida em executar e digite o comando “eudcedit” (sem aspas) e dê Enter.

Boicote do Tio Sam?

Abra o Notepad, digite o texto “Bush hid the facts” (sem aspas -a tradução da frase seria: “Bush esconde os fatos”). Salve com um nome qualquer e feche o programa. Quando você abrir novamente o arquivo a mensagem estará mudada.

Word terrorista?

Abra o Word, digite: Q33 NY (que significaria “Quadra 33 em New York”, em alusão ao local do acidente com as torres gêmeas). Aumente a fonte para 72, escolha a fonte Wingdings. Bizarro, não é mesmo?

Enchendo lingüiça

Abra o Word, digite =rand(100,100) e em seguida aperte Enter. Várias linhas de texto irão aparecer.

Pinball no Word 97

Crie um novo documento e escreva a palavra Blue (com a primeira letra em maiúscula). Selecione a palavra, deixe-a com a cor azul e depois coloque-a em negrito. Acrescente um espaço após a palavra “Blue”. Entre no menu ajuda e escolha a opção sobre o Microsoft Word. Pressione ctrl + shift e clique com o mouse sobre o logotipo do Word à esquerda. Para mover os flippers use as teclas Z e M. Para sair, pressione esc.

Trapaça no Freecell

Abra o Freecell e comece um novo jogo e pressione ctrl + shift + F10. Escolha “anular” para ganhar, “repetir” para perder e “ignorar” para cancelar.

Simulador de voô no Excel 97

Crie um novo arquivo, aperte F5, digite X97:L97. A linha 97 aparecerá selecionada. Dê um tab e pressione ctrl + shift e clique em assistente de gráfico. Com o mouse, você controla a direção; com os botões, acelera para a frente ou para trás.

Ganhando no Paciência

Se você não tem paciência com esse jogo, aperte Alt + Shift + 2 ao iniciar e sem nenhum esforço ganhe a partida