O Google passou por uma série de transformações este ano, mas o Bing e o Yahoo! se juntaram, enquanto outro adversário, o DuckDuckGo, entrou na briga.
Afinal, quem trouxe mais inovações? Os três adversários se esforçaram para oferecer ferramentas e recursos que facilitam a pesquisa na web, tarefa básica para todo internauta.
Além de reformular sua interface, o Google alterou seu motor de busca para o Caffeine. A modificação teve o objetivo de garantir que o índice de páginas pudesse ser atualizado mais rapidamente, incluindo com velocidade páginas que acabaram de ser publicadas e dando maior ênfase a informações em tempo real, como notícias e posts de microblogs no Twitter. Outra novidade foi a estreia do serviço Instant, que exibe os resultados enquanto são digitadas as palavras-chave. Nem é preciso dar “Enter”.
O Bing também não ficou parado. O buscador uniu-se ao Yahoo! nos Estados Unidos, transformando-se no motor de pesquisa usado pelo site. Com isso, a tendência é que a sua participação no mercado venha a crescer. Também houve recentemente uma integração com o Facebook, que acrescenta uma camada social às buscas dos usuários. O Bing passou a aparecer como opção a ser escolhida no Firefox 4. E um novo aplicativo foi desenvolvido para o iPhone, baseado em HTML 5.
Menos conhecido, o DuckDuckGo é um buscador construído com ferramentas de código aberto que reúne informações de terceiros (como Wikipedia, CrunchBase, Wolfram Alpha, e outros) e garimpadas pelo seu robô, o DuckDuckBot. Ao contrário dos seus concorrentes, o site não armazena nenhum tipo de informação pessoal.