Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 25 de outubro de 2016

De tempos em tempos precisamos atualizar nossos sistemas. Embora a maioria das distribuições GNU/Linux ofereça ferramentas para atualização de uma versão para outra, às vezes a confusão fica tão grande que precisamos começar do zero. E neste caso, precisamos reinstalar os aplicativos que mais usamos no dia a dia.

Primeiramente, precisamos obter uma lista de tudo que está instalado no sistema que será substituído:

  sudo dpkg --get-selections > install.list

Uma vez instalado o novo sistema, utilizamos o arquivo gerado no passo anterior para restaurar os aplicativos que desejamos:

  sudo dpkg --set-selections < install.list
  sudo apt-get -y update
  sudo apt-get dselect-upgrade

O comando dpkg não irá instalar ou remover nada. Ele irá apenas definir o que será instalado.

No segundo passo, atualizamos a lista de pacotes a partir dos repositórios. E finalmente, no terceiro passo, fazemos a instalação dos pacotes. A diretiva dselect-upgrade segue as orientações quanto a instalação ou remoção dos pacotes criadas a partir do comando “sudo dpkg --set-selections < install.list

Uma ajuda e tanto e impede a frustração de termos que ir instalando os pacotes que usamos quando nos lembramos deles ou quando uma ação é interrompida devido a um pacote ainda não instalado.