Como Converter Discos FAT em NTFS

 Tabela de Alocação de Arquivos (FAT)

Sistema de arquivos usado pelo MS-DOS e outros sistemas operacionais baseados em Windows para organizar e gerenciar arquivos. A FAT (tabela de alocação de arquivos) é uma estrutura de dados que o Windows cria quando você formata um volume usando os sistemas de arquivos FAT ou FAT32. O Windows armazena as informações sobre cada arquivo no FAT para poder recuperá-lo mais tarde.

FAT32

Derivativo do sistema de arquivos FAT (tabela de alocação de arquivos). O FAT32 suporta tamanhos de cluster menores e volumes maiores que a FAT, o que resulta na alocação de espaço mais eficiente em volumes FAT32.

Sistema de Arquivos NTFS

Sistema de arquivos avançado que fornece desempenho, segurança, confiabilidade e recursos avançados que não são encontrados em nenhuma versão de FAT. Por exemplo, o NTFS garante a consistência de volume usando um log de transações padrão e técnicas de recuperação. Se um sistema falhar, o NTFS usará as informações de seu arquivo de log e de pontos de verificação para restaurar a consistência do sistema de arquivos. No Windows 2000 e no Windows XP, o NTFS também fornece recursos avançados, como permissões de arquivo e de pasta, criptografia, cotas de disco e compactação.

Escolhendo entre NTFS, FAT e FAT32.

É possível escolher entre três sistemas de arquivo para partições de disco em um computador operando com o Windows XP: NTFS, FAT e FAT32. O NTFS é o sistema de arquivos recomendado porque é mais potente que a FAT ou FAT32 e inclui recursos necessários para hospedagem do Active Directory, além de outros recursos importantes de segurança. Você só pode usar recursos como o Active Directory e segurança baseada em domínio se escolher o NTFS como seu sistema de arquivos.

Convertendo para NTFS com o Programa de Instalação

O programa de Instalação facilita a conversão da partição para a nova versão do NTFS, mesmo que se tenha utilizado FAT ou FAT32 anteriormente. Esse tipo de conversão mantém seus arquivos intactos (diferente do que ocorre ao se formatar uma partição).

A Instalação começa verificando o sistema de arquivos existente. Se for NTFS, a conversão é desnecessária. Se for FAT ou FAT32, a Instalação lhe dá a escolha de converter para NTFS. Se você não precisar manter seus arquivos intactos e o disco rígido possuir uma partição FAT ou FAT32, recomenda-se a formatação da partição com NTFS em vez de converter de FAT ou FAT32. (Formatar uma partição apaga todos os dados nela e permite iniciar novamente com uma unidade limpa.) Todavia, ainda é vantajoso utilizar o NTFS, a despeito de a partição ter sido formatada com NTFS ou convertida.

Convertendo para NTFS com o Convert.exe

Uma partição também pode ser convertida após a Instalação, utilizando-se o Convert.exe. Para mais informações sobre o Convert.exe, após concluir a Instalação, clique em Iniciar, Executar, digite cmd e pressione ENTER. Na janela de comando, digite help convert e depois pressione ENTER.

É fácil converter partições para NTFS. O programa de Instalação facilita a conversão, independentemente de as partições utilizarem FAT, FAT32 ou a versão anterior do NTFS. Esse tipo de conversão mantém seus arquivos intactos (diferente do que ocorre ao se formatar uma partição).

 

Após completar a Instalação, clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER.
Na janela de comando, digite help convert e pressione ENTER. As informações sobre conversão de volumes FAT em NTFS são disponibilizadas como mostrado abaixo.

 

Para converter um volume em NTFS a partir do prompt de comando

1. Abra o Prompt de Comando. (Clique em Iniciar, vá em Todos os programas, depois Acessórios e clique em Prompt de Comando.)
2. Na janela de prompt de comando, digite: convert drive_letter: /fs:ntfs

Por exemplo, se você digitar convert D: /fs:ntfs a unidade D: seria formatada com o formato ntfs. Você pode converter volumes FAT ou FAT32 em NTFS com esse comando. Importante Uma vez que uma unidade ou partição foi convertida em NTFS, não é possível simplesmente convertê-la de volta para FAT ou FAT32. Será preciso reformatar a unidade ou partição, o que apagará todos os dados dessa partição, incluindo programas e arquivos pessoais.