• Google publica Protocol Buffers

    Já é sabido que o Google considera C++, Python e Java como linguagens oficiais de desenvolvimento. E dado o número de projetos deles, é de se esperar que sistemas escritos em linguagens diferentes tenham que conversar entre si.

    Como eles gostam de desenvolver toda a pilha de software deles, obviamente o protocolo de IPC não poderia fugir à regra: eles criaram o Protocol Buffer. Resumindo: Protocol Buffers define um formato de descrição de dados que pode ser compilado e utilizado por programas em diversas linguagens. Uma
    espécie de IDL de Corba, versão Google. E daí a pergunta que não quer calar: porque não IDL? Segundo eles, por questões de simplicidade.

    Esta biblioteca foi liberada para opensource, e pode ser encontrada em
    http://code.google.com/apis/protocolbuffers/docs/overview.html.


  • Visual Studio 2008 disponível para download

    A Microsoft liberou na segunda-feira, 19/11, a versão final do Visual Studio 2008.

    O código final do pacote de ferramentas de informação foi enviado para a fábrica, a fim de gerar os CDs ou DVDs de instalação. Prometido para sair até o final do mês, o VS 2008 foi concluído com alguns dias de antecipação. O produto também já está liberado para download dos assinantes do MSDN.

    Segundo a Microsoft, o Visual Studio 2008 tem mais de 250 novas funções. O produto permite criar aplicações para diferentes ambientes, como a web, Windows Vista, Windows Server 2008 e o Office 2007. O VS 2008 é apresentado em versões como Standard e Professional, para programadores individuais e pequenas equipes, e Team System, para grandes equipes.

    Além dessas, há também o Visual Studio Express, que são edições gratuitas destinadas a hobbystas e a quem queira fazer um primeiro contato com a suíte. Essas edições Express apresentam quatro ferramentas separadas: Visual Basic 2008, Visual C# 2008, Visual C++ 2008 e Visual Web Developer 2008.

    Os profissionais interessados podem também fazer o download das versões Team Suite e Team Foundation Server para avaliação de 90 dias (a versão Professional ainda não está disponível para teste). Endereço: www.info.abril.com.br/download/5037.shtml.

    Carlos Machado, da INFO


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.
× -